JAPPA - Avanços e resitências na cor do Ribeirão Jacaré
Caro Dr. Alberto
Nos últimos dias de Janeiro passado recolhemos no Jornal de Itatiba a publicação de edital que dava conta de haver sido concedida Licença de Operação pela Cetesb à Timavo do Brasil.
Naquele momento, acompanhando como faz a JAPPA a qualidade do que é lançado por várias indústrias de Itatiba no Ribeirão Jacaré, estávamos prontos para protestar veementemente contra tal concessão.
De fato no dia 31 de janeiro estivemos no local de despejo do efluente da empresa e tomamos a imagem com a péssima qualidade de sempre, observada também então.
Nos dias que se seguiram porém, viemos a ser convidados pela empresa a verificar os avanços que tinham obtido no tratamento da cor do efluente lançado.
Qual a agradável surpresa de encontrar agora o efluente translúcido, como documentamos nas fotos que seguem (ver fotos).
Em verdade, esta foi a segunda boa notícia desde o final do ano passado.
Logo no início de janeiro, a Vicunha da Rua Santa Rosa também tinha convidado a JAPPA a verificar a mudança de característica do efluente lançado no Ribeirão, que igualmente conseguiu tornar translúcida. Seguem fotos de como a encontramos agora (ver fotos).
Melhor ainda, foi que a Vicunha se tinha disposto mostrar às outras empresas como Timavo e Covolan a solução encontrada, como de fato sabemos ter feito.
A Timavo inclusive informou ter se valido daquele contato para realizar a melhoria que a seu tempo também apresentou.
Resta infelizmente, o contra exemplo da Covolan, agora irrefutavelmente demonstrado ser de puro desinteresse em resolver o problema de cor do seu efluente lançado ao Ribeirão o qual sozinho, consegue deteriorar e compromete o rio todo dalí para baixo, mesmo quando só seu efluente se encontra no Rio.
Seguem também fotos que o demonstram (ver fotos).
Assim é que por meio deste, vimos solicitar o que segue:
1 - Que a Covolan seja convidada a dar solução imediata ao problema da cor do seu efluente, como os demais demonstram a ser possível fazer.
1 - A menos que isto não sendo viável, mesmo parecendo pouco provável, que a licença de operação 60001646 concedida em junho de 2008 com validade até 20/06/2011, seja cassada se a empresa não atender à exigência de atender à cor verdadeira de seu efluente até 15 de maio de 2009.
e
2 - Sejam verificadas as novas características dos efluentes da Vicunha Sta. Rosa e da Timavo, para certificar que não sejam elas perniciosas ao Ribeirão, como esperamos e contamos realmente não o sejam .
Certos de estar contribuindo da melhor forma para a recuperação do patrimônio ambiental insubstituível que é o Ribeirão Jacaré para Itatiba e contando com a atenção da Cetesb para o assunto, aguardamos de V.Sa. informações a respeito dos pontos que ora, respeitosamente solicitamos.
Edison Antonio Guidi
JACARÉ Ribeirão Vivo Associação para Preservação Ambiental
Presidente
Fone (11 ) 4534 4373 - 4524 2635